O setor de móveis, juntamente com itens de utilidade doméstica e decoração, foi um dos que mais cresceu no e-commerce nos últimos anos, especialmente com o impulso da pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem mais em casa e, consequentemente, investirem em seus ambientes.
Conforme levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em 2020, no auge do isolamento social, o segmento vendeu 23,61% a mais no meio online. Já em 2022, o segmento cresceu 18,13% em janeiro, na comparação com dezembro de 2021, segundo o relatório Setores do E-commerce, da Conversion.
Com uma produção alta a escoar – só no 1º semestre de 2021, a área moveleira produziu mais de 30 milhões de peças no Brasil, acumulando alta anual de 31,7%, segundo a Abimóvel -, os fabricantes e lojistas deste setor têm no aumento das vendas online um forte aliado para a expansão dos negócios, especialmente no mercado B2B.
Plataforma completa: um diferencial no e-commerce B2B
Para isso, tecnologias que fomentem as vendas no e-commerce empresa-empresa são divisores de água. Segundo Eduardo Oliveira, CEO da F1 Commerce, plataformas que auxiliem os players moveleiros a otimizar processos e gerenciar de forma mais simplificada as etapas complexas desse tipo de negócio, como as tributações e os centros de distribuição e logística, são essenciais no crescimento do setor.
“Isso facilita a vida de que vende e cria um canal muito mais ágil e facilitado para quem compra, impulsionando os negócios na área”, comenta Oliveira. “Na F1, oferecemos uma plataforma especializada em vendas B2B que pode otimizar processos e minimizar a perda de vendas e receita, bem como a dificuldade para atingir metas, tanto neste, quanto em outros segmentos”, complementa.
Integração, gestão e escalabilidade
Ainda conforme o CEO, outros gargalos dos canais digitais são a dificuldade em atender toda a carteira de clientes, além da integração, gestão e escalabilidade de dezenas de API’s, catálogo, estoque, preços, pedidos, políticas comerciais, frete e CRM, entre outros recursos e demandas.
“E não é só isso: os datacenters de alta disponibilidade, focados na performance e tranquilidade da operação também são indispensáveis, assim como dashboards e relatórios, que facilitam o gerenciamento das transações, tornando as decisões mais assertivas”, reforça o especialista.
Conte com os especialistas da F1
Conforme o CEO, a plataforma F1 concentra todas estas funcionalidades, entre diversas outras, que tornam as vendas online B2B uma possibilidade real de crescimento para o setor moveleiro. “Os recursos são vastos e estão disponíveis para empresas que estejam abertas à Transformação Digital e dispostas a aproveitar as oportunidades do e-commerce, que no geral faturou mais de R$ 39 bilhões só no primeiro semestre deste ano, tendo no segmento que inclui móveis e utilidades domésticas o maior crescimento de faturamento do período no país”, finaliza Oliveira.
Para ter toda esta tecnologia à disposição do seu negócio, é só entrar em contato com nossos especialistas. Estamos à disposição para apoiar sua jornada rumo ao crescimento no e-commerce B2B: https://www.f1commerce.com/contato