Houve uma reconexão das pessoas com suas casas. Essa é uma das justificativas para o crescimento avassalador do segmento de utilidades domésticas nos últimos dois anos. A pandemia fez com que as compras migrassem dos shoppings e lojas para o digital.
O que o segmento movimenta por ano é impressionante: São R$ 2,3 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Talheres, Cutelaria, Utensílios Domésticos, Hospitalares e Similares (Abitac).
Quer saber como se destacar nesse mercado? Ao longo deste artigo vamos dar algumas dicas de como se tornar líder no setor de utilidades domésticas com o seu canal B2B.
Acompanhando o dinamismo do mercado
Em se tratando do modelo B2B, para acompanhar o dinamismo do mercado é necessário prover recursos especializados para atender todas as necessidades do lojista e oferecer a melhor experiência de compra para o cliente.
Por trás da melhor experiência do cliente está uma engrenagem que precisa funcionar perfeitamente. Estamos falando da gestão de diversas variáveis envolvidas no processo de venda.
Uma coisa é certa: não basta ter um canal digital, é necessário oferecer rapidez, segurança, orientação, preços atrativos, fretes que entregam agilidade, entre muitos outros recursos.
A tecnologia como protagonista
Para que o lojista venda mais e acompanhe o mercado, uma ferramenta robusta, flexível e versátil, que atenda qualquer operação independente do porte ou segmento, é o caminho.
Seja para indústria, distribuidor, atacadista ou importador, a dinâmica de compra e venda deve envolver diversas questões, como as complexas tributações em vendas B2B, os diversos centros de distribuição e logística, a dificuldade para atingir metas e diminuição da receita e o GAP que envolve a equipe comercial no atendimento a toda a carteira de clientes.
Os principais gargalos e como solucioná-los
A falta de integração entre os diversos sistemas de gestão da empresa e a grande dificuldade em ampliar alcance das vendas e prospectar novos clientes são problemáticas resolvíveis com uma plataforma de excelência e especializada no B2B.
Módulo fiscal, políticas comerciais flexíveis, descontos por volume de compra, perfil e segmentação, múltiplas tabelas de preços são apenas algumas das peças da engrenagem que mencionamos ao longo da matéria.
Em um mercado que evolui constantemente, ser um canal de vendas com produtos de qualidade não significa muita coisa. Afinal, esse é o básico para se manter funcionando. É preciso fazer além para se manter competitivo. O setor de utilidades domésticas deve seguir em crescimento absoluto, portanto, fazer parte disso tudo requer investimento em tecnologia e inovação.
Sem isso, infelizmente, o caminho mais provável é o de fechar as portas.
SANREMO: case de sucesso
É o caso do e-commerce da Sanremo, projeto assinado pela F1 Commerce para facilitar a conexão de lojistas, vendedores e representantes, preservando, fortalecendo as relações de negócios já existentes.
A missão foi integrar a plataforma B2B da empresa com o modelo de negócio e gestão já disponibilizado, trazendo as políticas e regras comerciais também para o online.
Quer saber mais sobre esse Case de Sucesso? Leia aqui.
Por que escolher a F1 Commerce?
A F1 Commerce provê uma ferramenta robusta, intuitiva e escalável conforme o modelo de negócio do cliente. Além disso, a gestão de frete descomplicada, muito mais do que um diferencial competitivo, é uma condição para estabelecer relações de venda a longo prazo (e um recurso prioritário na plataforma F1).
Múltiplos CDs, tabelas de valores e contingência, prazos, além de diversas formas de pagamento disponíveis, políticas de preço por canal de vendas, condições especiais para revendedores e sistema de recuperação de vendas também elencam a lista dos benefícios do sistema.
Quer saber como a F1 Commerce pode ajudar em seu projeto de vendas online? Entre em contato conosco e saiba mais!