Os clubes de assinaturas vêm se mostrando um negócio cada vez mais rentável: só em 2022, esse setor movimentou mais de R$ 1 bilhão na economia brasileira, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
A F1 levantou alguns pontos para demonstrar o que faz com que esse modelo de negócios resista às crises e se fortaleça cada vez mais, ganhando a cada dia um maior número de adeptos.
Um dos principais pontos é o benefício da praticidade. O assinante sabe que, todo mês, receberá seus itens, coisas que são de sua preferência, dentro do seu perfil, sem precisar ter que escolher ou comprar.
Dentro disso, o comprador tem o benefício da comodidade, da conveniência de não precisar mover mais do que os dedos para fazer a aquisição pelo celular ou computador. Ele não precisa ir até uma loja, economizando tempo e dinheiro de deslocamento.
O frete se torna um atrativo também, já que as empresas que trabalham com clubes de assinaturas buscam vias vantajosas para seus assinantes, o que acaba sendo outro ponto de ganha-ganha desse modelo de negócio.
Além disso, existe um casamento entre tecnologia, comodidade e promoção que gera muita facilidade para quem compra, e muita lucratividade para quem vende, o que torna o negócio imbatível.
Toda esta comodidade para o cliente resulta na criação de uma ótima experiência de compra, o que leva à fidelização, rendendo para quem vende uma maior previsibilidade de receita.
Não por acaso, o segmento cresceu muito: em 2014, eram cerca de 300 empresas ativas no comércio eletrônico brasileiro. Sete anos após, o número havia saltado para mais de 6.000 negócios, e hoje a previsão da Abcomm é de que, em poucos anos, o setor movimente receita em torno de US$ 10 bilhões por ano no país.
Desafios para quem vende
Mas nem só de facilidades vive este setor: há também vários desafios.
Empresas que pretendem aderir ao modelo de clubes de assinatura devem estar certas de que seu produto ou serviço é adequado para este modelo, ou seja: se pode ser entregue periodicamente ao consumidor.
Também é preciso definir padrões e processos de pagamento recorrente, mantendo um olho muito atento sobre essas cobranças.
Conhecimento da logística e previsibilidade do fluxo de caixa, além de controle fiscal são outras questões fundamentais.
Soluções para clubes de assinatura
A F1 provê uma plataforma que oferece soluções para os desafios enfrentados pelo segmento de clubes de assinaturas.
Nossa plataforma entrega gestão unificada completa e integrada com o sistema das empresas, o que proporciona contato constante com sua base de clientes, realizando promoções e experiência única.
Gerencie todas as transações e acompanhe com um dashboard completo e intuitivo! Faça o seu clube de assinaturas render mais com a F1: https://www.f1commerce.com/clube-de-assinaturas/