Supermercados: canal digital é alternativa para vender mais no setor

O segmento de supermercados está em crescimento constante. A ascensão desse modelo de negócio iniciou em 2019, quando o segmento apresentou um aumento de quase 5%.

Diante do cenário pandêmico instalado e da crise econômica borbulhando, podemos dizer que os setores de Grocery e Distribuidores de Alimentos saíram praticamente ilesos. A grande demanda por produtos e as ações práticas para reduzir custos fizeram com que o setor se fortalecesse nos últimos três anos.

Sendo assim, não há como negar que a necessidade de isolamento social fez as pessoas voltarem seus olhares aos canais digitais. E mais: fez com que o público já adepto se tornasse ainda mais.

Esse é o tema do artigo de hoje. Além disso, também vamos dar dicas de como se tornar referência como canal digital no ramo dos supermercados.

Gestão de excelência para as complexas etapas da distribuição e logística

Os e-commerces foram opções reais e eficientes para a compra de diversos artigos, especialmente alimentos. Porém, o crescimento do B2C tem relação direta com a tecnologia investida no B2B. Isso porque sem a gestão de excelência para as complexas etapas da distribuição e logística, esse crescimento seria menor ou até nem perceptível.

Vale ressaltar o crescimento na produção de artigos como café, soja, gado, petróleo e minerais – com recorde de safras em função não somente do aprimoramento genético, mas especialmente dos investimentos em softwares de gestão, o que possibilitou maior capacidade de distribuição e armazenamento das empresas.

Como a inovação acelera e potencializa o crescimento das distribuidoras de alimentos?

Na prática, como a inovação acelera e potencializa o crescimento das distribuidoras de alimentos?

No caso do B2B e suas complexas variáveis, sem dúvidas, o segredo está em três pilares essenciais: usabilidade, performance e segurança do usuário. Ao escolher um parceiro para o canal digital, antes de mais nada, é preciso saber qual o grau de expertise neste modelo de negócio. Não se esqueça: estamos falando de um público específico, segmentado e seleto.

Além disso, o B2B exige que o canal atenda a mais desafios do que na venda para o consumidor final, seja no cálculo de tributação em vendas, nos desafios dos centros de distribuição e logística, na perda de vendas, na dificuldade para atingir metas, na diminuição da receita, na dificuldade em ampliar alcance das vendas e prospectar novos clientes e no conflito de canais.

Foco na integração de todos os canais e cadeia

É fundamental que o foco esteja na Integração de todos os canais e cadeia. Isso significa ganhar velocidade e agilidade sem perder a flexibilidade necessária nas negociações com os clientes.

Dica: inclua todos os seus produtos e tenha um poderoso catálogo digital, customizável na medida da sua necessidade. Parametrize a plataforma de acordo com suas políticas e estratégia comercial.

Unidasul: case de sucesso da F1 Commerce

Um exemplo disso foi o canal criado para a Mr. Estoque, uma das marcas que fazem parte do grupo Unidasul. O projeto foi desenvolvido pensando nas diversas e complexas variáveis envolvidas na venda B2B e B2C, além de ser totalmente otimizado para usabilidade, performance e segurança do usuário. Esse é o ponto principal de um e-commerce de sucesso.

Seja protagonista você também

Com a F1 Commerce você se torna protagonista e mais: proporciona ao seu cliente esse protagonismo também. Isso porque o crescimento comercial por meio da ampliação de canais e venda online é a missão da empresa.

Reduza o número de visitas, dando autonomia aos seus clientes para comprarem a hora e como quiserem; estabeleça ou integre suas políticas e regras comerciais e tenha elas disponíveis para todos os seus canais; chegue onde sua força comercial não alcança; venda para qualquer lugar, de acordo com as políticas, regras tributárias e fiscais.

Escolhendo a F1 você também gerencia todas as transações e acompanha os resultados através de um dashboard completo e intuitivo. Da mesma forma, tem acesso a ferramentas robustas, dezenas de módulos nativos e integração via API para projetos B2B, B2C e Marketplaces. Tudo isso com datacenters de alta disponibilidade e escaláveis visando a performance e tranquilidade da operação.

Saiba mais em https://www.f1commerce.com

Leia também

Conheça o Programa de Parcerias da F1 Commerce

O programa de parcerias da F1 Commerce está aceitando novas agências e consultores para atuação em conjunto. O objetivo é ampliar mercado, aumentar a eficiência e potencializar os negócios. Vale dizer que uma parceria significativa é a base para o sucesso. Muito mais do que conquistar novos clientes, esse modelo aumenta o valor do negócio. […]