F1 Commerce ajuda RUD SHOP a solucionar desafios de complexidade e crescer no e-commerce B2B

Inovar, expandir os canais de venda, minimizar complexidades do modelo de negócio e maximizar os resultados. Esta foi a receita que levou a RUD SHOP, especialista em produtos para movimentação de cargas, a investir em e-commerce B2B, indo muito além da criação de um canal digital.

Um projeto que é motivo de orgulho aqui na F1! Mas antes de relatar este case, vamos a um pouco de contexto: de acordo com o Relatório de Evolução do Comércio Eletrônico entre Empresas (B2B), lançado pela Amazon Business em 2021, 85% dos compradores empresariais afirmam que, desde o isolamento social demandado pela pandemia, viram aumentar a participação de suas organizações no meio digital, enquanto uma fatia ainda maior destes profissionais (91%) ressalta que prefere comprar online do que em ambientes físicos.

E-commerce B2B para a RUD SHOP

Pensando nesta expansão dos consumidores B2B no e-commerce, a RUD SHOP escolheu a F1 Commerce para fornecer a plataforma de seu ambiente de vendas neste meio. Com isso, a empresa levou para o online um catálogo de produtos tão específico, quanto complexo, incluindo lingas de corrente, ganchos, manilhas, olhais, pega-chapas, pega-tambores e outros itens próprios para maquinários.

Conforme o CEO da F1, Eduardo Oliveira, empresas com produtos tão específicos quanto estes necessitam ainda mais de uma operação simplificada, que garanta a gestão otimizada, focada em minimizar os desafios das complexas tributações em vendas nesse modelo de negócio. “Estes, entre outros gargalos, devem ser eliminados para que as empresas cresçam no e-commerce e se mantenham competitivas”, diz.

Um dos pontos importantes nesse processo é aperfeiçoar a equipe comercial e impedir que vendedores e representantes gastem muito tempo no cadastro de pedidos. Além disso, a integração entre os diversos sistemas de gestão da empresa e a possibilidade de atender qualquer operação também se tornam desafios a serem enfrentados.

Oliveira acredita que utilizar a tecnologia para otimizar o que for possível, deixando tempo livre para pensar o negócio, é fundamental nesse meio. “Sem recursos especializados para atender todas as complexas necessidades envolvidas no processo de venda entre empresas, os administradores gastam muitas horas para conseguir dar conta de tudo. Com isso, não têm tempo para pensar outras questões estratégicas. É aí que entra a inovação, fazendo toda a diferença”, diz.

Para solucionar esses desafios, o mais indicado é uma plataforma B2B que englobe todos estes recursos e ainda atente para o módulo fiscal e cálculo de impostos, gestão de frete e multi-CDs, políticas comerciais flexíveis, descontos por volume de compra, integração com ERP e dezenas de API’s, aprovação e limite de crédito, venda assistida e bonificação e múltiplas tabelas de preços.

“Uma boa dica para as empresas que enfrentam um alto grau de complexidade em suas operações e desejam ter um e-commerce B2B de sucesso é: busquem parceiros que sejam autoridade em comércio eletrônico entre empresas, ou seja, fornecedores especializados em B2B, com tempo de mercado e cases de sucesso. Não é tão simples quanto parece, o modelo é diferente, vai muito além de criar um canal digital. Existe uma engrenagem imensa atrás disso”, alerta Oliveira.

O CEO destaca, ainda, a necessidade de atualizações frequentes do canal de e-commerce, com dezenas de API’s e integração com mais de 50 ERP´s. Catálogo, estoque, preços, pedidos, políticas comerciais, frete, CRM, tudo integrando de uma forma fácil e escalável.

“Isso se soma a recursos como datacenters de alta disponibilidade e escaláveis, visando ao ganho de performance e tranquilidade da operação. E, é claro: quando isso é feito através de um dashboard completo e intuitivo, o ecossistema do e-commerce flui de forma ainda melhor”, complementa o especialista.

Funcionalidades e ganhos que a plataforma da F1 Commerce entregou para a RUD SHOP, estruturando o canal que você pode conhecer aqui: https://rudshop.com.br

E se você também quiser levar todos estes benefícios para o seu negócio, nossos especialistas estão à disposição: https://www.f1commerce.com/

Leia também

Na venda B2B, e-commerce e vendedores/representantes comerciais não disputam: somam forças

O e-commerce B2B e os vendedores ou representantes comerciais não são forças opostas, mas complementares. O que definirá o crescimento ou estagnação de uma empresa ou profissional nesta área será a capacidade de acompanhamento das inovações deste mercado, que são muitas e constantes.  Ou seja: já que a evolução é inevitável, evolua com ela! E […]

Conheça as vantagens de usar um HUB para integrar e vender nos marketplaces.

Com a aioHub, você integra os produtos de sua empresa aos principais Marketplaces do mercado de forma rápida, fácil e intuitiva, além de reduzir custos e simplificar sua operação. Vendendo em cada marketplace sem usar um HUB: Muitas pessoas executando tarefas e processos manuais, muito esforço e pouca automação. Vendendo diretamente através de de uma […]

Retrospectiva 2022: F1 Commerce tem muito a comemorar

No ano em que completou 15 anos, a F1 Commerce tem muito a comemorar. Foi um ano desafiador, cheio de incertezas, mas também de muito trabalho e conquistas.  Convidamos você a fazer uma retrospectiva de 2022 conosco, passeando pelo que entregamos, as notícias que divulgamos e os eventos que participamos. Um ano de muitos projetos […]