Editoras: como inserir seu catálogo em marketplaces ou vender em grande volume no seu e-commerce próprio?

A facilidade na aquisição das obras, seja no e-commerce B2B ou B2C, é um dos pilares que sustenta o crescimento da comercialização de livros no Brasil. A presença digital transformou também o setor de livros e as editoras já entenderam que estar online é a melhor forma de vender mais e melhor.

A F1 Commerce possui uma plataforma focada para grandes volumes de vendas, especialmente para editoras e empresas que desejam iniciar ou migrar seu próprio canal de e-commerce, ou inserir seu catálogo de livros também nos principais marketplaces do país.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o conteúdo até o final e entenda por que investir em um parceiro de negócios líder em vendas no segmento de livros no Brasil é tão importante.

Integrando o seu catálogo nos maiores marketplaces

Uma alternativa interessante é integrar seu catálogo de produtos com os principais marketplaces do mercado, como Amazon, Americanas, Casas Bahia, Mercado Livre, Estante Virtual, Livraria Cultura, entre muitos outros.

Você deve estar se perguntando: como começar a vender livros para empresas e/ou para o consumidor final?

Bom, no caso dos marketplaces, o primeiro passo é investir em uma ferramenta tecnológica que vai gerenciar esse processo com recursos e funcionalidades, sempre focada na gestão de pedidos, no cadastro único e centralizado de produto, na política de preço por canal de vendas, Integração de nota fiscal e rastreio de pedido, na sincronização de estoques e reservas, sendo possível oferecer todos os seus produtos nos marketplaces mesmo sem uma loja virtual.

Desta forma, é possível integrar seu catálogo com os principais marketplaces do mercado usando o Hub da F1 ou investir em seu próprio canal, disponibilizando aos clientes um marketplace ou e-commerce próprios, seja B2B ou B2C.

Entendendo o mercado digital de livros

Uma pesquisa divulgada pela Nielsen BookScan revelou que a população brasileira está lendo mais. Prova disso é que, se compararmos o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período de 2021, podemos dizer que a venda de livros cresceu entre 19% e 20% – expectativa que deve se manter em 2022.

Um dos pilares para os bons resultados, como falamos no início do artigo, é a facilidade na aquisição das obras, seja no e-commerce B2B ou B2C. Dessa forma, a presença digital transformou também o setor de livros e as grandes editoras já entenderam que estar online é a melhor forma de vender mais e melhor.

Outra pesquisa, essa da Nielsen, revelou que os livros fazem parte da categoria de mais vendidos na internet, representando 7,5% dos pedidos feitos no e-commerce em 2018, número que cresceu significativamente nos anos seguintes, mais ainda com a chegada do Novo Coronavírus.

Vantagens de apostar nos grandes marketplaces

O primeiro benefício desse modelo de negócio é, sem dúvida, o tráfego maior das plataformas de marketplace. Para termos uma ideia, os maiores marketplaces brasileiros têm cerca de 40 milhões de potenciais clientes.

Ademais, a infraestrutura oferece vantagens expressivas com relação aos outros tipos de vendas. Depois, toda burocracia que a comercialização digital envolve, seja B2B ou B2C, é minimizada com esse investimento.

Que tal investir em um marketplace próprio?

Outra opção interessante que a F1 Commerce provê é a criação/migração para um marketplace próprio. A solução de Marketplace da F1 se destina a todo tipo de editora que deseje conectar clientes e lojistas através de um novo canal próprio.

É possível ser um marketplace em sua própria plataforma, sem limitações para gerenciar, crescer e expandir o seu negócio. Na prática, você estará oferecendo um shopping para seu cliente encontrar os livros que precisa em um só lugar.

Trabalhe com estoque próprio ou de terceiros, construa um excelente mix de produtos, compartilhe os custos entre os lojistas, conecte-os a sua base de consumidores e tenha em mãos uma poderosa ferramenta de vendas.

Com um marketplace próprio você conecta clientes e lojistas e fatura com as vendas dos sellers cadastrados em seu site.

Quer apostar num canal próprio B2C ou B2C?

Que tal uma loja virtual vendendo livros 24h por dia, 7 dias por semana? Com uma loja virtual no ar, não há necessidade de se preocupar com horário de atendimento, pois a qualquer hora o CPF e o CNPJ podem efetuar suas compras.

A comodidade de comprar em uma loja virtual é muito maior, certo? Porém, fique atento, pois ter um site de vendas não é o suficiente hoje em dia. É necessário investir em tecnologia para gerir processos, otimizar o tempo, reduzir custos e, claro, fidelizar os clientes.

Quer saber como uma ferramenta robusta e escalável pode ajudar? Vamos te explicar no próximo tópico.

Por que a F1 Commerce é a ferramenta ideal?

A F1 Commerce se tornou líder em vendas no segmento de livros no Brasil, pois sua ferramenta é completa e robusta, especialista em prover a otimização de processos, a gestão centralizada, a integração total com o ERP e o acesso à dashboard e informações gerenciais.

Dessa forma, ao escolher a F1, você integra a sua empresa aos principais marketplaces do mercado e demais canais de venda de uma forma rápida, fácil e intuitiva.

Acesse nosso site e saiba como inserir o seu catálogo de livros nos principais marketplaces do Brasil. Clique aqui: https://www.f1commerce.com/hub-para-marketplaces

Leia também

Conheça o Programa de Parcerias da F1 Commerce

O programa de parcerias da F1 Commerce está aceitando novas agências e consultores para atuação em conjunto. O objetivo é ampliar mercado, aumentar a eficiência e potencializar os negócios. Vale dizer que uma parceria significativa é a base para o sucesso. Muito mais do que conquistar novos clientes, esse modelo aumenta o valor do negócio. […]