Como a experiência sem vendedor aumenta vendas no e-commerce B2B?

Com faturamento em alta e mercado em ascensão, os canais digitais vêm transformando as experiências de compra e venda. E as estratégias utilizadas têm dado certo, visto que o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, em relação ao período pré-pandemia, e deve crescer mais 18% ao ano até 2025, segundo o relatório The Global Payments Report 2022.

Um crescimento impulsionado, em muito, por mudanças no comportamento do consumidor, já que, conforme o Gartner, 33% dos compradores preferem, atualmente, uma experiência autônoma, ou seja, sem vendedor. Vale dizer que a geração do milênio, ou seja, os nascidos entre 1980 e 1995, fazem com que esse número seja ainda maior: 44%. 

A pesquisa também prevê que um aumento exponencial nas interações digitais derrube modelos de vendas tradicionais nos próximos anos, chegando a 80% das interações de vendas B2B ocorrendo em canais digitais dentro de 3 anos.

Envolver, interagir e negociar: pilares do sucesso 

Neste cenário, especialmente no ecommerce B2B, onde os clientes possuem CNPJ, o mais recomendado para se manter competitivo é oferecer uma experiência intuitiva, rápida e simples. 

Para chegar nisso, o investimento em tecnologia é imprescindível. Mas não qualquer recurso tecnológico, e sim uma plataforma que permita a quem vende gerenciar com excelência todas as etapas que antecedem o clique final.

Isso passa pelo gerenciamento das complexas transações, etapas, documentações, tributações e normas das vendas B2B, além de processos como a gestão de representantes comerciais, aos quais nem sempre é possível receber em horário de trabalho, o que faz de uma boa ferramenta de comércio eletrônico um recurso ainda mais importante, já que o auto-atendimento é possível no melhor horário: o que for mais conveniente para quem precisa. 

Isso sem falar no essencial acompanhamento dos resultados através de um dashboard completo, que facilite as decisões e torne-as mais assertivas, e de ferramentas de apoio para alcançar o nível máximo em qualidade de atendimento e relacionamento com o cliente, incluindo o pós-venda. 

Infraestrutura e datacenter com alta disponibilidade

A infraestrutura também é fundamental. A plataforma utilizada deve ser alicerçada em datacenters de alta disponibilidade e escaláveis, capazes de garantir a performance, segurança e continuidade que o negócio precisa – afinal, nada mais prejudicial do que ficar sem vender porque o sistema ou o site caíram do ar. 

Escolha a F1 Commerce como sua parceira de negócios

A F1 Commerce, especialista em B2B com mais de 15 anos no desenvolvimento de plataforma para o mercado de comércio eletrônico, tem os recursos necessários para esta jornada. 

Com mais de 600 lojas virtuais em operação, atendemos a empresas de diferentes portes e nichos e oferecemos soluções para B2B, B2C e Marketplaces.

Acesse: https://www.f1commerce.com e saiba mais sobre como podemos acelerar a Transformação Digital do seu negócio.

Leia também

Na venda B2B, e-commerce e vendedores/representantes comerciais não disputam: somam forças

O e-commerce B2B e os vendedores ou representantes comerciais não são forças opostas, mas complementares. O que definirá o crescimento ou estagnação de uma empresa ou profissional nesta área será a capacidade de acompanhamento das inovações deste mercado, que são muitas e constantes.  Ou seja: já que a evolução é inevitável, evolua com ela! E […]

Conheça as vantagens de usar um HUB para integrar e vender nos marketplaces.

Com a aioHub, você integra os produtos de sua empresa aos principais Marketplaces do mercado de forma rápida, fácil e intuitiva, além de reduzir custos e simplificar sua operação. Vendendo em cada marketplace sem usar um HUB: Muitas pessoas executando tarefas e processos manuais, muito esforço e pouca automação. Vendendo diretamente através de de uma […]

Retrospectiva 2022: F1 Commerce tem muito a comemorar

No ano em que completou 15 anos, a F1 Commerce tem muito a comemorar. Foi um ano desafiador, cheio de incertezas, mas também de muito trabalho e conquistas.  Convidamos você a fazer uma retrospectiva de 2022 conosco, passeando pelo que entregamos, as notícias que divulgamos e os eventos que participamos. Um ano de muitos projetos […]