Cartão Clonado: Saiba quais os horários preferidos das fraudes na Web

A fraude na Web, realizada através de cartões clonados, é um problema em todo o comércio eletrônico. De acordo com os dados divulgados pela ClearSale (empresa especializada em soluções antifraude), no Brasil, em 2015 foram detectadas 704.133 transações indevidas.

E, por quê existem tantas fraudes ?

Hoje em dia se tornou muito fácil acessar os dados cadastrais de inúmeras pessoas. Com os ataques hackers e vazamento de informações, ficou simples confirmar o número do RG, CPF, endereço e até mesmo a sequência de números dos cartões de crédito, inclusive do código verificador.

Não é difícil encontrar sites que vendem lotes de cartões clonados, até mesmo pelas redes sociais. Por isso, se torna quase impossível que o lojista possua a certeza de que quem está efetuando a compra em seu site é mesmo o proprietário do cartão que está sendo utilizado.

Você conhece o perfil das compras criminosas feitas pela Web ?

1 a cada 26 pedidos feitos em loja online é de origem criminosa, realizados por estelionatários, utilizando cartões de crédito clonados. Mas, a maioria das tentativas são barradas por sistemas antifraudes;

Google Chrome é o navegador mais utilizado pelos criminosos;

Windows é o sistema operacional preferido para as fraudes;

80,52% das operações fraudadas são realizadas por computador, 17,67% são feitas por smartphone e 1,81% em tablet;

O horário mais propício: Meia-noite

Meia-noite é o horário preferido dos criminosos, 7,05% das compras ilegais são feitas neste horário. Confira abaixo o quadro de horários:

captura-de-tela-2016-10-13-as-11-13-01
Fonte: Exame

O que fazer para proteger a sua loja virtual ?

Pensar que a sua loja virtual nunca sofrerá uma fraude é uma ideia bastante precipitada e errônea. Nem sempre a fraude é feita por interesse no produto que se adquire, muitas vezes os criminosos utilizam um site aleatório para apenas testarem os diversos cartões clonados que possuem.

Não existe como ser à prova deste tipo de golpe, o lojista deve ter em mente que é considerado normal possuir índice de fraude até 1% sobre o faturamento. Porém, é necessário se manter alerta quanto a estes números, se as operações criminosas começarem a ganhar proporções maiores, isso poderá implicar em outros problemas. O seu negócio poderá ficar sujeito a advertências e multas muito altas, ou até mesmo, desfiliação por parte das adquirintes dos cartões de crédito.

Mas, a boa notícia é que atualmente há diversas soluções antifraudes no mercado, você só precisa escolher, levando em consideração a que melhor se adapta ao seu tipo de negócio.

Fonte: Pesquisa Raio-X da Fraude no E-commerce Brasileiro, realizada pela Konduto, empresa que monitora o comportamento de compras na internet
Fonte: E-commerce Brasil
Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Mercado Pet e F1 Commerce: parceria ideal para o seu canal B2B

O mercado Pet é um dos segmentos mais resilientes às crises econômicas. Isso porque os animais de estimação já viraram membros da família e, claro, pelo fato de ser um setor que movimentou mais de US$ 145,8 bilhões em 2020. Mas, como a F1 Commerce pode ser a parceira ideal para o seu canal B2B? […]