Black Friday: 5 dicas para preparar o seu atendimento

Falta menos de 1 mês para a data mais esperada pelo varejo, dia 25 de novembro será a Black Friday e o número de pessoas que deverão comprar online poderá bater o recorde dos anos anteriores.

A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes, mas para que eles sejam fidelizados é necessário que a experiência de compra seja satisfatória e isso inclui um bom atendimento.

Aqui, vamos listar 5 dicas para que você possa checar se já está tudo em dia no seu e-Commerce:

1. Chat Online 24 horas

Em qualquer tipo de compra, tanto em lojas físicas como nas lojas virtuais, eventuais dúvidas sobre os produtos podem aparecer. Por isso, é necessário dispor de pessoas capacitadas para atender ao cliente e esclarecer o que for necessário. Durante a Black Friday, as compras são realizadas em diversos horários, por isso, é bom realizar uma escala de time para atender 24h.

Manter o Chat Online pode evitar o abandono de carrinho, além de outras vantagens, como por exemplo, conhecer melhor o seu público, coletar dados e informações para alimentar a relação com quem tem interesse pelos seus produtos e etc.

2. Monitoramento das mensagem nas redes sociais

Assim como no Chat do site, as mensagens recebidas nas redes sociais também merecem atenção. Muitas vezes, o cliente visualiza o post de algum produto e/ou promoção e poderá ter alguma dúvida, ou então, opta por enviar uma mensagem pelo Facebook, por exemplo, pois acredita ser mais prático.

É importante que sejam monitoradas todas as redes sociais que a sua marca está presente. Perguntas muito tempo sem resposta, demonstra falta de interesse por parte do vendedor, além de abrir espaço para a concorrência melhor preparada para a Black Friday.

3. Ferramentas de autoatendimento

Dispor de ferramentas de autoatendimento é uma ótima estratégia para diminuir o fluxo no chat e nas redes sociais durante este período, além de ser mais prático para o cliente que precisa de uma solução rápida.

Uma das formas mais comuns de autoatendimento é organizar as dúvidas mais frequentes em uma listagem de perguntas e respostas, sempre de maneira clara e objetiva, para que seja eficaz.

4. Pós-venda

Certifique-se que o seu cliente recebeu o produto escolhido de forma correta, como foi a sua experiência com a loja e ofereça produtos de acordo com o seu perfil de compra. Todas estas informações podem ser coletadas e oferecidas através de e-mail marketing.

Na Black Friday a tendência é que a sua loja virtual receba novos clientes, por isso o pós-venda pode ser a chave para o sucesso, surpreender o cliente após ele já ter adquirido o produto é uma boa maneira de demonstrar o quanto ele é importante para você, nutrindo o relacionamento e mostrando-se presente.

5. Capacitação e motivação da equipe de atendimento

Todo o seu trabalho estará perdido se a equipe que estiver em contato com o cliente não for motivada e capacitada o suficiente para atender de maneira satisfatória. Por isso, durante a Black Friday é interessante fazer uma agenda rotativa, para que o suporte prestado mantenha a qualidade.

Preocupe-se em passar todas as informações necessárias antes do dia de promoções, organize a sua equipe e deixe tudo alinhado, evitando transtornos durante o fluxo de compras que deve ser maior nesta data.

Boas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Mercado Pet e F1 Commerce: parceria ideal para o seu canal B2B

O mercado Pet é um dos segmentos mais resilientes às crises econômicas. Isso porque os animais de estimação já viraram membros da família e, claro, pelo fato de ser um setor que movimentou mais de US$ 145,8 bilhões em 2020. Mas, como a F1 Commerce pode ser a parceira ideal para o seu canal B2B? […]