B2B eficiente no setor de eletrodomésticos: inovação como protagonista

Equipar melhor os lares virou uma necessidade para trabalhar, visto que o home office é uma realidade que deve prosperar. No Brasil, a recuperação na produção e nas vendas de eletrodomésticos portáteis e das linhas branca e marrom ilustra bem o cenário: apenas entre janeiro e agosto do ano passado, o saldo foi 26% maior – quando comparado ao mesmo período de 2020.

Porém, entendemos que esse movimento crescente do segmento requer a inserção da tecnologia ainda mais rápida nos processos. É exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Missão desafiadora e foco em inovação

A missão da indústria 4.0 é desafiadora, especialmente no setor de eletrodomésticos, onde o foco na melhoria de produtividade e redução de desperdícios é essencial.

Para enfrentar os desafios sem prejuízos é urgente entender a necessidade de investir em inovação para alavancar a maturidade digital da indústria brasileira. Aliás, há muitas ferramentas de inteligência para aumentar a presença online.

Mudar é urgente e decisivo para uma empresa competitiva

Vale lembrar também que o consumidor “empresa” exige uma atuação diferente. Em contraponto, indústrias de 20, 50, 100 anos têm dificuldade em identificar novas formas de fazer negócio. Porém, é preciso mudar o processo operacional para que os números aumentem, pois o mercado tem potencial de muito crescimento.

Até porque não basta estar online para um canal digital ser eficiente. A presença digital é uma atitude. O B2B é complexo, possui etapas de compra e venda diferentes do B2C. Por isso, exige a gestão simplificada das diversas variáveis envolvidas no processo comercial entre empresas.

Simplificar e integrar a gestão é o caminho

Gerenciar diversos centros de distribuição e logística, eliminar a perda de vendas, a dificuldade para atingir metas e diminuição da receita, o gargalo das equipes comerciais que não consegue atender toda a carteira de clientes e o tempo elevado que vendedores e representantes perdem no cadastro de pedidos são alguns dos obstáculos que precisam ser enfrentados por indústrias que desejam competir nesse mercado.

Além desses, a falta de integração entre os diversos sistemas de gestão da empresa, a dificuldade em ampliar alcance das vendas e prospectar novos clientes e o conflito de canais e coexistência do time comercial também entram nessa lista.

Passos para se manter competitivo

O primeiro passo é conhecer o segmento, saber exatamente quem é o cliente, o que ele precisa, de que forma espera que seja a experiência e, claro, investir em uma plataforma robusta, porém, de funcionamento intuitivo.

Depois, investir em recursos que simplificam a operação dessas etapas complexas de venda é o que faz a diferença. Estamos falando de módulos fiscais e cálculo de impostos específicos para cada região, gestão de frete e Multi-CD’s, políticas comerciais flexíveis, desconto por volume de compra, integração com ERP e dezenas de API’s, multi-catálogo de produtos, aprovação e limite de crédito, entre outros.

Setor promissor para indústrias inovadoras

O segmento de eletrodomésticos é promissor e especialistas acreditam no potencial do B2B. Para unir as duas coisas, o mercado promissor com esse modelo de negócios é necessário investimento.

Acreditamos que este é um setor que pode crescer muito mais, só depende do empresário acreditar nisso e focar suas forças na melhor experiência de compra para o seu cliente. Isso significa: escolher o parceiro tecnológico certo, não ter medo de inovar e integrar funcionalidades e recursos de gestão.

Por que escolher a F1 como parceira?

A F1 completa 15 anos em setembro de 2020. Isso significa que a experiência tem feito a diferença. Além disso, é expert no gerenciamento simplificado das variáveis envolvidas no processo de venda B2B.

Na bagagem da F1 Commerce estão estratégias e recursos eficazes para potencializar o crescimento comercial por meio da ampliação de canais e venda online, reduzir o número de visitas, dando autonomia aos clientes para comprarem a hora e como quiserem, estabelecer ou integrar as políticas e regras comerciais, tendo elas disponíveis para todos os canais e chegar onde a força comercial não alcança, ou seja, vender para qualquer lugar, de acordo com as políticas, regras tributárias e fiscais.

Seja para vender para consumidor final, para outras empresas, marketplaces, ser um marketplace ou um clube assinatura, essa escolha é decisiva para acelerar o crescimento e se manter competitivo, mais ainda no segmento de eletrodomésticos.

Saiba mais em https://www.f1commerce.com

Leia também

Aos papais da equipe F1 e a todos, um Feliz Dia dos Pais!

Pai é amor, afeto, ternura, força, garra, responsabilidade. Pai é cobrar com carinho e apoiar sem medida. Pai é fazer do dever uma eterna virtude, fazendo de cada dia um novo capítulo na missão de criar e dar exemplo. A todos os que exercem estas funções tão essenciais, nossos parabéns pela data de hoje.